domingo, 3 de julho de 2011

Diretoria das Congregações Marianas Participam dos Exercícios Espirituais

 A Diretoria da Federação das Congregações Marianas e da Coordenação Estadual Rio de Janeiro (CORERJ), junto com lideranças do JAM e EAFEM, participaram dos Exercícios Espirituais, tendo como orientador o sacerdote jesuíta Luiz Fernando Klein, na Casa de Retiros Padre Anchieta (CARPA), em São Conrado, nos dias 24 a 26 de junho.
O tema central ficou ancorado no Livro de Isaías (Is 54,2-4): Pois quando Deus fala para alargarmos os espaços da nossa Tenda, será como um olhar sobre nossa realidade. Será que estamos abertos para o próximo? Será que não devemos abrir mais o espaço para outros se achegarem? Temos procurado viver esta amplitude? Mas, como convencer o outro a esta abertura?
Somos três: CC.MM., JAM e EAFEM, o que devemos buscar é a unidade, e o que nos une é a Consagração a Nossa Senhora. Todos juntos deveremos pensar sobre isto. Tanto às CC.MM., JAM e EAFEM, precisam alargar os espaços na Tenda para que outros venham. Na mesma Tenda (amparados pela força de nossa Consagração), que é a força do Espírito de Deus, deverão estar os três , buscando cada um a seu modo, mas unidos.
Abrir espaço para o outro e não devemos nos deter, devemos ser ambiciosos de amor, com vontade de ajudar uns aos outros. Assim, como a CORERJ e Federação Mariana que financiam parte deste EE, para que todos tenham esta vida em Cristo
.
Estender as cortinas, alongar as cordas, reforçar as estacas. Nesta Tenda caberá muitos outros e não podemos ser mesquinhos. Precisamos fazer isto juntos. O que fará garantir todos na mesma Tenda, será o Amor de Deus. E o Amor de Deus é o próprio Espírito que procede do Pai e do Filho, para nosso bem, nosso conforto, provocando em nós uma agitação, assim como fez com a Virgem Maria. Pois, somente com esta abertura e de mãos dadas poderemos transbordar para a direita e para a esquerda.
Neste transbordamento vem a descendência. Quem é a descendência das CC.MM., senão o JAM e o EAFEM, e os convidados que ainda não são consagrados. Mas todos devem ser acolhidos nesta Tenda, onde deve brotar o Amor para que nada se disperse.
A palavra do profeta é rica de bênçãos e atualiza para nós na realidade da vida, no mundo concreto. Pois, quando o profeta diz “tua descendência” (JAM, EAFEM), se apoderará de outras terras e repovoará cidades abandonadas. Não será igual, ao que hoje já acontece com a Juventude Mariana, povoando lugares que há muito não tinha mais congregações marianas e que agora estas terras que antes com paróquias sem congregação, a Juventude Mariana suscita. Não é um ampliar da Tenda? – Mas deve se cuidar, para não se criar mais um nome “Juventude Mariana”. Devemos voltar a Tenda e descobrir uns com os outros como melhor viver a nossa Consagração. Quando termina a Juventude Mariana e começa uma Congregação Mariana.
O profeta continua a nos incentivar. Não temas! Não se envergonhe! Caminha, vá adiante, não se incomodem com o que digam ou pensam, pois, o que vale é a essência da coisa, ou seja, a Consagração que um dia fizemos a Nossa Senhora. Esta Consgração é tão relevante, que buscamos outros para continuar esta obra. Todos devem vir para a Tenda, lá o Amor existe, e provoca uma consolação sem igual. Lá estamos todos juntos, com Jesus e Maria.
A busca da unidade, tantas vezes difícil, que nos faz às vezes pensar em desistir. Mas, desistir é olhar para trás, por isto diz o profeta: “não se humilhe, para não ficar confundido“. Devemos fazer como no “lucernário”, deixar o coração livre para a luz do céu entar. Esta luz irá nos conduzir, pois esta luz é Jesus. Esta luz não causa confusão, a confusão está no nosso coração, quando nos deixamos ser levados pelo inimigo.
O profeta ainda acrescenta que devemos esquecer a condição vergonhosa de nossa mocidade, que é justamente a condição na qual chegamos aqui nos E.E., querendo deixar a mocidade e sairmos daqui amadurecidos e fortalecidos na fé. Estamos aqui, para nos moldar, sairmos maduros em Cristo, uma pessoa nova, querendo crescer, por isto estamos aqui buscando soluções junto ao Senhor, para o nosso caminhar. Se viemos aqui, não pensando nesta abertura, o que adiantou? Todos devemos entrar na Tenda, cada um no seu jeito e a seu modo, mas não perdendo o objetivo que é de fortalecer a nossa Consagração a Nossa Senhora, para sermos bons discípulos/missionários do Reino.
Enviado por: Marcio Blois - CCMM
__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário