quinta-feira, 31 de março de 2011

Papa pede orações para que Igreja dê esperança aos jovens


Intenções confiadas ao Apostolado da Oração para mês de abril

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 31 de março de 2011 (ZENIT.org) - Para o próximo mês de abril, que começa amanhã, o Papa Bento XVI pede aos fiéis que orem para que a Igreja saiba dar motivos de esperança às novas gerações.
Esta é, de fato, a proposta feita nas intenções de oração para o quarto mês do ano, contidas na carta pontifícia confiada ao Apostolado da Oração, iniciativa seguida por quase 50 milhões de pessoas, nos cinco continentes.
"Para que a Igreja saiba oferecer às novas gerações, através do anúncio crível do Evangelho, razões sempre novas de vida e de esperança", diz a intenção geral.
Cada mês, o Pontífice propõe também uma intenção missionária.
A de abril é: "Para que, com a proclamação do Evangelho e o testemunho de vida, os missionários saibam levar Cristo àqueles que ainda não o conhecem".

sexta-feira, 25 de março de 2011

Inaugura-se parque temático religioso em Nazaré


No dia 25 de março, em presença do patriarca latino de Jerusalém

NAZARÉ, terça-feira, 22 de março de 2011 (ZENIT.org) - No próximo dia 25 de março, solenidade da Anunciação do Senhor, será inaugurado, na cidade de Nazaré, um parque temático no qual se poderá redescobrir a história bíblica da salvação, com as novas tecnologias interativas e cinematográficas.
O Centro Maria de Nazaré surgiu por iniciativa da associação Maria de Nazaré e da Comunidade ‘Chemin Neuf', a poucos metros da Basílica da Anunciação, e abrirá as suas portas a centenas de milhares de peregrinos que visitam a cidade de Galileia, assim como à população local.
A inauguração será presidida pelo patriarca latino de Jerusalém, Sua Beatitude Fouad Twal, e participarão Dom Giacinto-Boulos Marcuzzo, bispo vigário do Patriarcado Latino de Israel, Ramiz Jaraisy, prefeito de Nazaré, e outras personalidades civis e religiosas.

"Lugar de aprofundamento bíblico, o Centro coloca todos os modernos meios técnicos ao serviço do conhecimento e do encontro com Maria e da descoberta da fé cristã. Ele está localizado em monumentos históricos renovados de forma excepcional, a poucos passos da Basílica da Anunciação, com jardins e terraços panorâmicos", diz Olivier Bonnassies, diretor-executivo da Associação Maria de Nazaré.

Na inauguração, a Associação, que construiu o centro, vai entregar suas chaves ao Pe. Laurent Fabre, fundador da Comunidade ‘Chemin Neuf', nova realidade eclesial, de vocação ecumênica, que será responsável pela recepção e gestão do centro.

Às 17h, uma celebração ecumênica reunirá representantes de diferentes igrejas da Terra Santa. No dia seguinte, o Centro abrirá oficialmente suas portas para o público.

Os peregrinos poderão imergir-se em "um espetáculo multimídia, com os recursos estéticos e pedagógicos das modernas técnicas audiovisuais e, ao passar pelas quatro grandes salas, poderão percorrer os momentos essenciais da história da salvação e o lugar da Virgem Maria nas Escrituras", explica o diretor.

"Em uma área de 4.400 metros quadrados, poderão visitar a Capela da Adoração, que oferece uma vista única sobre a Basílica, os jardins bíblicos, em terraços panorâmicos com vista para toda a cidade de Nazaré, a lanchonete, recriada em uma grande sala com arcos, e uma loja."

O Centro promove o diálogo inter-religioso, mostrando, em uma sala, como a Virgem Maria é percebida pelas Igrejas do Oriente, no Alcorão e enquanto mulher judia.

"Esta vocação de unidade explica que a iniciativa seja apoiada unanimemente pelas igrejas locais da Terra Santa. O bispo Marcuzzo, que acompanha o projeto, ofereceu firmemente seu apoio a esta obra de esperança, unidade e paz", conclui a Associação Maria de Nazaré.

Representantes judeus e muçulmanos da Galiléia também deram o seu apoio à iniciativa.

Mais informações:
www.maryofnazareth.com

terça-feira, 22 de março de 2011

EPC - Encontro de Pais com Cristo - Colégio Santo Inácio

Somos do EPC (Encontro de Pais com Cristo). Formamos uma comunidade que, junto com o Colégio Santo Inácio, busca o aprofundamento espiritual do casal, a formação cristã e a harmonia familiar.
Destina-se essencialmente aos casais de primeira união e já foi vivido por milhares de casais em 30 anos de existência. Podem participar pais de alunos ou não, é um encontro de casais aberto a todos.
Nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2011 teremos mais uma edição do EPC. Será no próprio Colégio, reunindo-nos na sexta à noite e durante os dias de sábado e domingo.
Estamos convidando-os com todo o carinho. A maioria dos casais convidados pode achar que irá perder um final de semana de lazer...
Mas todos os que aceitam o convite saem certos que ganharam muito mais que um final de semana!!
Venham e confiram!!!!
Enviem um e-mail para o
[ ] Gostaríamos de saber mais sobre o Encontro de Pais com Cristo.
Ele: _______________________________________________
Ela: _______________________________________________
Data do Casamento: __/__/__ - Igreja: ____________________
Tem filho(a) estudante do Colégio Santo Inácio [ ] Sim [ ] Não
No caso afirmativo: Série _______ Turma:__________________
Telefone de contato:___________________________________
E-mail: _____________________________________________
casal ficha ou preencham o canhoto e entreguem a um dos casais dirigentes ou na sacristia da Igreja do Colégio Santo Inácio. Rua São Clemente 226, Botafogo. Tel. 31846200
E.P.C.
Informe-se... Inscreva-se... Participe!
COMUNIDADE COL COLÉGIO SANTO IN GIO INÁCIO CIO
Casais Dirigentes do 56º EPC
casal coordenador
: Moacir & Laura; 99848892; moacir.laura@gmail.com
casal ficha
: Roldão e Pamela; 87948736; pamelak@uol.com.br
casal montagem
: Nilson e Márcia; 96414224; nilsonlima_63@hotmail.com
casal palestra
: Antônio e Ana Cristina; 71050429; acrisjsr@terra.com.br
casal patrimônio
: Paulo e Alice; 71000113; alicefaveret@gmail.com
casal pós-encontro
: Rogério e Andréa; 93347184; rohouagi@click21.com.br
Diretor Espiritual
: Pe. Melchert

sábado, 19 de março de 2011

São José

São José constitui para os cristãos a personificação da honestidade, do amor ao trabalho e da fé inquebrantável na palavra de Deus.
Os fatos relativos à vida de são José são contados nos evangelhos, sobretudo nos textos de Mateus e Lucas. Descendente da casa de Davi, desposou Maria e, sem que tivessem coabitado, descobriu que ela havia concebido.
'Sendo justo e não querendo difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo' (Mt 1:19). Entretanto, um anjo lhe apareceu em sonho e disse que o filho de Maria fora concebido por obra e graça do Espírito Santo.
Após o nascimento de Jesus, em Belém, José, novamente avisado por um anjo, levou Maria e Jesus ao Egito, para escapar à perseguição de Herodes, rei da Judéia. Após a morte do soberano, José, pela terceira vez aconselhado pelo anjo, regressou a seu país com a família. Por temer o sucessor de Herodes, fixaram residência não em Belém, mas em Nazaré, na Galiléia, onde José exerceu seu ofício de carpinteiro.

Os evangelhos citam são José pela última vez no episódio narrado por Lucas em que Jesus se perde dos pais e é por eles encontrado hora depois, enquanto discutia com os doutores do templo. Nada se sabe ao certo sobre a morte de são José, embora se conclua, pelos evangelhos, que ocorreu antes do início da vida pública de Jesus.

Acredita-se que o culto a São José teve início entre as comunidades cristãs do Egito. No Ocidente, os servitas, membros de uma ordem mendicante, no século XIV começaram a festejar o dia 19 de março como data da morte do santo. Essa devoção logo teve defensores, entre os quais o papa Sisto IV e a mística espanhola santa Teresa de Jesus. Declarado patrono da igreja universal em 1870, por Pio IX, teve instituído em 1955, por Pio XII, a festa em que é homenageado como são José Operário, em 1º de maio.

Padroeiro da Igreja Universal, dos operários, das famílias e da boa morte festa: 19 de março e 1º. de maio (São José Operário)

Depois de Nossa Senhora, o Santo mais privilegiado por Deus é São José.

Era a ele que o Filho de Deus chamava de “pai” nesta terra.

O Santo Esposo da Mãe de Deus é invocado como:

- Protetor da Igreja - pois foi o pai nutrício de Jesus.
- Protetor das famílias – pois teve a seu cuidado a Família de Nazaré
- Padroeiro dos trabalhadores – pois trabalhando como carpinteiro que conseguia o sustento de sua Família.
- Padroeiro da boa morte – pois morreu nos braços de Jesus e Maria!

Em nosso dia-a-dia na família e no trabalho, recorramos a São José, lembremo-nos de Seu exemplo como esposo, pai, trabalhador. Peçamos Sua intercessão nas dificuldades cotidianas, pois ele conheceu as aflições de um pai que precisa manter uma família com seu trabalho.

Sendo o Pai adotivo de Jesus, São José é também Pai adotivo do Seu Corpo Místico, que são os cristãos, o Cristo total é Ele cabeça e nós os Seus membros.

São José ama-nos, pois, como ama a Jesus. As nossas aflições, angústias e necessidades, são as de Jesus. São José é o Padroeiro da Igreja Universal, nenhum problema nosso, portanto, pode lhe ser indiferente. Invoquemo-lo, pois, cheios de confiança.

“Como é doce, calmo, sereno, suave o pensamento de São José, meu primeiro e predileto protetor” (João XIII)”.

“Alguns santos receberam o privilégio de nos proteger em casos particulares. A São José foi conferido o encargo de nos socorrer em toda a necessidade e em qualquer negócio: de defender, proteger e amparar com perene benevolência todos os que a ele recorrem” (São Tomás de Aquino).

“Não me lembro de ter pedido alguma graça a São José que ele não me tenha alcançado” (Santa Teresa d´Ávila)”.
Fonte:www,fatima.com.br

sexta-feira, 18 de março de 2011

Maior lua cheia em 20 anos, no próximo sábado, pode ser prenúncio de tsunamis


Estamos prestes a visualizar a maior lua cheia das duas últimas décadas. No próximo sábado, dia 19 de março, esse satélite natural vai chegar ao ponto mais próximo da Terra. Ou seja, a lua cheia vai aparecer mais exuberante do que o usual na noite quando ela atingir o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’.
A distância será de 221,567 milhas da órbita –mais próxima do nosso planeta desde 1992. A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, especialmente quando nascer no horizonte do oriente ao pôr-do-sol ou em condições atmosféricas bem favoráveis. 
Superlua - Muito se tem escrito sobre a influência do astro e do fenômeno Superlua na ocorrência de grandes catástrofes naturais. Um fenômeno que a ciência desmistifica.
Contudo, são várias as notícias apocalípticas que têm vindo a circular nas últimas semanas na internet sobre a possibilidade de ocorrerem graves catástrofes naturais uma semana antes e uma semana depois do dia 19 de março.
Afirma-se que o fenômeno estaria conectado com fenômenos geológicos -  como os terremotos, vulcões e tsunamis. A última vez que a lua passou tão próxima da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia que registrou 9.0 na escala Richter.
O furacão Katrina em 2005 também foi associado com a lua cheia incomum.
Previsões de ‘supermoons’ aconteceram em 1955, 1974 e 1992 – cada um destes anos tivemos a experiência de fortes manifestações climáticas.


quarta-feira, 16 de março de 2011

Bispos japoneses: “Nossa missão é manter viva a esperança”

Pedem orações dos cristãos do mundo inteiro

Após o terrível terremoto e o tsunami que devastaram o Japão, todos, começando pela Igreja Católica, estão trabalhando para levar ajuda às vítimas da tragédia.
Neste contexto, os bispos japoneses querem estar em primeira linha, para "manter viva a chama da esperança", afirmou à Fides Dom Martin Tetsuo Hiraga, bispo de Sendai, a diocese mais afetada.
"A situação é muito difícil. Ainda não podemos compreender a magnitude do desastre - confessou. As notícias são fragmentárias. Minha diocese é muito grande e abrange quatro prefeituras civis, ao longo de 500 km de costa, no norte da ilha de Honshu, a maior do arquipélago japonês. O tsunami afetou mais de 300 km de costa."
"Nós ainda não sabemos quantas pessoas morreram, quantas estão desaparecidas, nem quantas estão desabrigadas. Não sabemos se entre estes há fiéis católicos", reconheceu o prelado.
Dada a incerteza, "ainda é difícil dizer o que pode ser feito ou como ajudar (...). As pessoas estão exaustas e desorientadas. O impacto material e emocional na sociedade tem sido muito forte".
"Estão chegando carros e voluntários provenientes de todo o Japão. É preciso união e boa vontade de todos", acrescentou.
"Nós, católicos da diocese de Sendai, somos pouco mais de dez mil, um pequeno rebanho. Mas continuamos rezando pelas vítimas e faremos o possível para levar alívio, para dar testemunho da mensagem do amor de Cristo, neste momento de sofrimento."
Os bispos japoneses se reunirão amanhã em Sendai, explicou Dom Hiraga, para decidir que estratégia adotar.
Devemos buscar conselho sobre como agir. Enquanto isso, confiamos em Deus e pedimos a oração de todos os cristãos no mundo."
"Nós recebemos a mensagem do Santo Padre e lhe agradecemos por suas palavras, que nos dão coragem e esperança. Hoje, esta é a nossa missão específica: ajudar o país a voltar a dirigir os olhos ao céu e manter viva a chama da esperança."
A diocese de Sendai tem oficialmente 10.944 batizados, representando 0,15% da população (mais de 7,2 milhões) do território.
Tem 53 paróquias e 13 casas missionárias, servidas por 27 sacerdotes diocesanos e 19 sacerdotes religiosos, 5 religiosos leigos e 262 freiras.
TÓQUIO, terça-feira, 15 de março de 2011 (ZENIT.org) -

Jornada Inaciana

Paz e bem!

Conforme consta no calendário elaborado pela rede de jovens para o Regional Rio, nos dias 21 e 22 de maio realizaremos a Jornada Inaciana. Trata-se de um encontro para reunir mais uma vez os jovens que participaram dos primeiros passos da constituição dessa rede (Forum Rio, Forum ETE e Exercícios espirituais em etapas), envolver outros jovens no processo e fortalecer o trabalho começado e que já produz bons frutos. 
Para esse encontro, gostaríamos de contar com uma efetiva participação dos jovens já envolvidos. Para tal, proponho uma reunião com os jovens que estiveram nas atividades acima citadas. Dada a impossibilidade de nos encontrarmos todos de uma vez, gostaria de fazer essa reunião com cada obra e desenvolver já na organização o que seria um trabalho em rede. 
A princípio, o que peço é que encontre uma data e horário viáveis para tal reunião e me avise. Minha disponibilidade é: 
- nas terças e quintas-feiras entre 16h30 e 22h (para Rio de Janeiro), 
- às sextas-feiras a partir das 18h e aos sábados qualquer horário, exceto dia 26/03 (Nova Friburgo, Juiz de Fora e Rio de Janeiro). 
Agende a reunião em algum desses horários antes do dia 10 de abril

Aguardo um retorno.
Fraternalmente,
Ir. Davidson Braga,sj

domingo, 13 de março de 2011

Homenagem ao padre abolicionista

Defensor da abolição da escravidão no país, brilhante escritor do barroco português e membro da Companhia de Jesus, o padre Antônio Vieira (1608-1697) morreu em Salvador, mas é no Rio que ficará o monumento em sua homenagem. Um busto do sacerdote luso-brasileiro vai decorar a entrada da Pontifícia Universidade Católica, na Gávea. Esculpida em bronze, a imagem foi doada pela Câmara de Comércio de Lisboa à PUC, em retribuição ao monumento do escritor Machado de Assis enviado ao governo português. A inauguração da estátua será no dia 31.

sábado, 12 de março de 2011

Professor Luiz César Monnerat Tardin

No sábado de Carnaval a PUC-Rio recebeu uma notícia triste e totalmente inesperada: o professor Luiz César Monnerat Tardin morreu de uma crise cardíaca, em Londres. Uma de suas últimas iniciativas na PUC-Rio foi a mobilização e organização da solidariedade da Universidade para com as muitas pessoas que perderam tudo na tragédia das chuvas que afetaram a região serrana em janeiro deste ano de 2011. Luiz César, que havia ele próprio perdido 11 primos em Nova Friburgo, de onde é sua família, soube superar sua dor pessoal e fez dos pilotis do Edifício da Amizade da PUC-Rio um posto de arrecadação e distribuição de auxílio para as pessoas afetadas pelas chuvas, e a faixa que demarcava o local de entrega das doações, ainda hoje presa nos pilotis, lembra que a força do que fazemos pelos demais vai mais longe que a nossa própria vida pessoal.
Fonte: Nucleo de memória da PUC Rio

Acesse o blog CVX

CVX - Comunidade de Vida Cristã


A CVX faz parte da Rede Apostólica Inaciana


http://www.cvxrio.blogspot.com

sexta-feira, 11 de março de 2011

Japão sofre com terremoto e tsumani

Na Basílica de Santa Sabina, Papa diz que a Quaresma convida o cristão a se abrir à graça de Deus

Roma (Quarta-feira, 09-03-2011, Gaudium Press) A Quaresma, na opinião comum, "corre o risco de ser um sinônimo de tristeza, da monotonia da vida", quando ela é, ao contrário, "tempo forte e denso de significados no caminho da Igreja". Foi o que disse o Papa Bento XVI, na homilia da Missa da Quarta-feira de Cinzas, que dá início à Quaresma, celebrada hoje na Basílica de Santa Sabina. O pontífice, seguindo a tradição, participou do percurso das "Estações" na procissão que saiu da Igreja de Santo Anselmo, no Aventino, e culminou na Basílica de Santa Sabina.
Refletindo sobre as Leituras de hoje, o Papa recordou que a conversão não pode ser "superficial e transitória", mas se trata de "ter atenção em profundidade aos comportamentos da consciência e supõe um sincero propósito de arrependimento". Lembra uma conversão "autêntica", isto é, reconhecer o amor, a potência e uma misericórdia regeneradora de Deus. A conversão à qual são chamados os cristãos, ponderou o Santo Padre, não é "somente uma obra humana", mas o dinamismo do "coração contrito, atraído e movido pela graça a responder ao amor misericordioso de Deus".
Bento XVI pediu aos cristãos que, durante a Quaresma, "testemunhem a fé vivida em um mundo em dificuldade, que necessita voltar para Deus, que necessita de conversão", porque "todos podem abrir-se à ação de Deus, ao seu amor". "Com nosso testemunho evangélico, nós cristãos temos que ser uma mensagem viva; aliás, em muitos casos somos o único Evangelho que os homens de hoje leem ainda", disse o pontífice.
O Papa falou ainda sobre a importância das três mais fundamentais práticas quaresmais: a esmola (caridade), a oração e o jejum, que são "o roteiro da pedagogia divina". "Jesus não pede um respeito formal a uma lei estranha ao homem, imposta por um legislador severo, como uma carga pesada, mas convida a redescobrir estas três obras de piedade vivendo-a de maneira mais profunda, não por amor próprio, mas por amor de Deus, como meios no caminho de conversão a Ele", declarou.

Chegou a nossa hora (Depende de cada um de nós) !!!


Será no dia 15 de Março (3ª Feira), à partir das 18:00 Hrs, na Câmara de Vereadores de Teresópolis, a entrega oficial do pedido de abertura de uma Comissão Processante (CPI) para apurar diversas denúncias, provas documentais e indícios de corrupção e irregularidads do Governo Municipal de Teresópolis,  + O ABAIXO ASSINADO com milhares de assinaturas que já foram coletadas.
Uma grande vigília será realizada no Pátio da PMT, com o maior número de pessoas possíveis, a fim de pressionarmos de forma ordeira e pacífica, os VEREADORES a assinarem nosso pedido de CPI, culminando com o IMPEACHIMENT do Prefeito Municipal de Teresópolis, DR.Jorge Mario.Teremos (02) Telões externos, para a População que esteja no Pátio da PMT, possa acompanhar a leitura do pedido de CPI, e a possível adesão com a assinatura de pelo menos (04) VEREADORES.
A partir deste ato oficializado, nossa cobrança será em cima dos Vereadores, para que façam uma investigação séria, isenta de interferências e interesses pessoais.
Uma Comissão composta por (05) cinco pessoas, representando segmentos diferentes da sociedade civil, subirá até o protocolo geral da Câmara Municipal, às 16:45 hrs, e fará a entrega formal do nosso pedido de CPI, junto com o abaixo assinado em anexo.

Recebido e encaminhado por: Heloisa Baeta

quarta-feira, 9 de março de 2011

Encontro com Robson Leite

Conforme foi sugerido na reunião do Grupo de Animação da RAI, dia 02/03, Heloísa Baeta Neves e P. Klein reuniram-se, dia 3 de março, à tarde, com o agora Deputado Estadual, Prof. Robson Leite, que havia participado do Diálogo com os Políticos, promovido pela RAI/RJ, dia 09/06/10, no auditório do Colégio Santo Inácio. Robson assumiu a presidência da Comissão de Cultura da ALERJ. Mostrou-se interessado em marcar o seu mandato com a participação dos cidadãos, considerando que os anos ímpares são os mais propícios para promover a conscientização política das pessoas e o acompanhamento do desempenho dos Vereadores e Deputados. Através da sua assessora Rosalia, Robson comunicará o calendário das audiências públicas, que podem ser uma ocasião favorável para as pessoas terem um contato imediato com o dia-a-dia das negociações e decisões políticas e o desempenho dos seus protagonistas. Recomendou o site da ALERJ para o acompanhamento das matérias da Assembléia (www.alerj.rj.gov.br). Robson ofereceu-se para dar palestras sobre assuntos que têm sido a sua especialidade, de modo especial o Ensino Social da Igreja, a história e temas das Campanhas da Fraternidade. Dentro de um mês será publicado novo livro do Robson sobre temas referentes à política. Como Robson e sua esposa são, há vários anos, casal palestra sobre o testemunho cristão do casal no mundo de hoje, estão disponíveis para falar sobre isso também. Na segunda parte da reunião Heloísa informou Robson sobre os impedimentos que o Prefeito de Teresópolis tem colocado para pessoas e instituições voluntárias se aproximarem das localidades flageladas para distribuir os donativos que chegaram à cidade e prestar o auxílio de que necessitam. Robson pediu documentação das graves situações apontadas, prontificando-se a encaminhar à CPI da Região Serrana, da qual faz parte.

Acontecerá na Igreja do Colégio Santo Inácio

A Igreja de Santo Inácio convida todas as frentes de trabalho da RAI a fazerem parte dos encontros para a preparação dos Sacramentos da Iniciação Cristã ( Batismo, Eucaristia e Confirmação), aos sábados ,às 17h, na sala Padre Henrique, ao lado da Secretaria da Igreja.
Devemos lembrar que no Documento S. C. nº 39, encontramos: “ Os sacramentos destinam-se à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e ainda ao culto a ser prestado a Deus”.
Portanto, quem ainda não recebeu algum desses sacramentos,  seria uma ótima oportunidade de trabalharmos juntos.
Afetuosamente,
                                             Theresinha Poppe ( Catequista e membro da Pré- CVX Cristo Redentor).

ORAÇÃO, JEJUM, ESMOLA: o dinamismo de uma vida “ordenada”

O P. Adroaldo Palaoro, Reitor do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora, nos brinda com esse sugestivo texto, para começarmos bem a Quaresma. Vale a pena divulgá-lo nas respectivas frentes de trabalho que cada um representa! Abraço fraterno, LFKlein

ORAÇÃO, JEJUM, ESMOLA: o dinamismo de uma vida “ordenada”
P. Adroaldo Palaoro, S.J.
Reitor do Colégio dos Jesuítas
Juiz de Fora – M.G.

Quaresma é tempo favorável para ordenar a própria vida na direção do sonho de Deus para toda a humanidade. Para que este processo de ordenamento aconteça, o tempo litúrgico quaresmal nos convida a “considerar” as nossas relações vitais: com Deus, com os outros, com o mundo e consigo mesmo.
No Evangelho fala-se das “práticas quaresmais” da oração, esmola e jejum, onde nossas relações são iluminadas e questionadas pelo modo de proceder de Jesus. Que sentido tem, para nossa cultura, estes três gestos que são propostos para uma vivência fecunda da Quaresma?
Em primeiro lugar, são três gestos que nos humanizam e tornam a vida mais leve e com sentido; eles condensam o sentido da vida cristã. A vida é um abrir-se aos demais (esmola), um manter-se no mistério de Deus (oração) e ser capaz de ordenar e dirigir a própria existência (jejum).
É preciso criar espaço novo no coração e na mente, para que coisas novas aconteçam.
Vividos a partir da identificação com Jesus Cristo, os valores da oração, da esmola e do jejum podem nos aproximar dos pobres e excluídos; mover-nos de compaixão e misericórdia; exercitar-nos na prática do bem e da bondade; acolher o outro com sinceridade; perdoar gratuitamente; cuidar com ternura e admiração; mergulhar no mistério de cada coisa; deixar-nos envolver pela graça e permitir que o amor circule em nós e no mundo, gerando vida em abundância. Trata-se de um “modo de proceder” permanente.
Oração: oração em tempos de tecnologia e de rapidez parece algo sem sentido.
No entanto, a oração nos ajuda a buscar sentido em todas as experiências, pois ela nos aproxima da simplicidade e da ternura. Ou seja, a oração torna o coração mais dócil, fazendo-nos mais humanos e, por isso, mais próximos de Deus. A oração é uma mão estendida para o divino; não é dobrar a vontade de Deus a nosso favor; pelo contrário, é colocar-nos em sintonia com Deus, para entendermos o que é melhor para nosso verdadeiro bem. É deixar Deus ser Deus, ou seja, revelar sua paternidade e maternidade com cada um de nós.
Orar é sentir-nos participantes da riqueza divina e de seus dons. É sentir-nos agraciados e plenos de sentido do infinito, tirando-nos da mesmice e do vazio. Orar nos molda o coração de acordo com o coração de Deus, nos ajuda a sermos mais irmãos uns dos outros e reforça a certeza de que somos filhos e filhas amados(as) de Deus.
Jejum: o jejum nos humaniza, nos faz descer do pedestal e nos torna mais sensíveis e solidários; fazer jejum tem sentido quando brota da sensibilidade que evita o desperdício, o consumo desenfreado, o esbanjamento e o orgulho. Na linguagem inaciana, jejuar é sair do próprio amor, querer e interesse, ou seja, viver na simplicidade de quem renuncia a um “EU” enorme por um “mundo diferente”.
Jejuamos para crescer; jejuamos para recordar que as “coisas” não são um fim, mas um meio; jejuamos como forma de olhar ao redor e recordar que a realidade é muito mais ampla que nossa própria situação. Jejuar não é “deixar de comer”. É aceitar de maneira consciente que nossos desejos, nossas necessidades, nossos interesses, nossas preocupações não são o centro do mundo.
Por isso jejuar pode ser um convite a ordenar a mente, a pacificar o coração, a serenar os olhos, a guardar a língua... Purificar a tendência ao imediatismo, ao falso moralismo, puritanismo e perfeccionismo. Implica também “dar um tempo” à tentação de falar dos outros, destruir sua imagem e diminuir seu valor; “dar um tempo” à tentação de ver apenas a aparência e julgar por ela, de ver sujeira em tudo e não ver a beleza em tantas expressões, de ver somente o errado e não acolher os limites e a boa vontade dos demais. Jejuar os olhos para ver o que alegra o coração. Jejuar é cuidar-se, com simplicidade e veneração, e manter viva a alma (= sempre animados). Por lembrar-nos de nossa precariedade, o jejum pode nos tornar sensíveis ao próprio mistério da vida que somos; é colocar em questão a razão de ser da vida. Para quê vivemos?
Esmola: a palavra “esmola” soa mal. Dá idéia de resto, de poder de uns sobre o nada de outros.
O termo “esmola” deriva do grego “eleéo”, “ter piedade”, cuja forma imperativa “eleéson” figura no “kyrie” do ato penitencial da celebração eucarística. Antes que possamos ter piedade dos outros é Deus quem teve piedade de nós. Precisamente porque brota da piedade divina e se modela sobre ela, a esmola não se reduz a um gesto de ordem apenas material: ela manifesta um ato que indica o fazer-se companheiro de viagem de quantos se encontram em dificuldade, participando na sua situação, com ternura.
O sentido está em oferecer algo de si, importante, significativo. Tem a ver com abertura de coração, sensibilidade e olhos abertos. É resultado de uma atenção permanente e ativa, que vai ao encontro do outro, que toma iniciativa, que se comove. É um estímulo a superar o assistencialismo, que mantém as diferenças, sustenta a dependência e não promove a cidadania. Provoca-nos à solidariedade e ao espírito de compaixão, nos move ao serviço, à presença-qualidade, ao voluntariado, à prática do bem e da justiça.

Textos bíblicos: Lc. 11,1-12; Is. 58,1-12; Lc. 12,22-34

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

DE MARIAS, AMÉLIAS E MADALENAS
Marina Silva

Eu acho que neste dia oito de março, nossa abordagem tem que ser em forma mais ou menos de uma poesia, porque a data é especial, o momento é especial. Acho, também, que neste dia, talvez, a gente busque falar mais com o coração, atacando um ponto que é fundamental no ser humano, a sensibilidade, a alma. Para mim, tudo tem que ter alma. Então vou tentar escrever para a alma das pessoas.

     Dirijo-me hoje a todos os homens, muitos dos quais não entendem o significado e a importância da data que agora comemoramos. Oito de março é o Dia Internacional da Mulher, e foi assim declarado para que não esqueçamos o sacrifício das operárias americanas, que é a representação fiel das dificuldades que temos atravessado ao longo dos séculos, sob o estigma de uma suposta inferioridade.

     Neste dia, em solenidades especiais, falam sobre nós, mulheres. Nossas dificuldades, nossas conquistas, a importância que temos para o mundo. Falam os homens mais importantes, com reverência e respeito. Falamos também nós, com sincera indignação.

     Aparentemente, este é o dia em que nós podemos falar. Mas não é bem assim. Na verdade, nós falamos todos os dias. Somos até mesmo acusadas de falar demais. Mas, infelizmente, não somos escutadas. Que este dia fique sendo, portanto, um dia de recolhimento e receptividade. Um dia em que a porção masculina da humanidade escute a sua outra parte. E todos nos escutem.

     Escutem o que temos dito em todos esses séculos, quando os soldados saem para a guerra, deixando infelizes as suas próprias crianças e levando a infelicidade para outras crianças em terras distantes. O que nós dizemos é PAZ. Paz para que as flores e as crianças possam crescer no jardim, sem que a espada de um inimigo venha cortar-lhes a vida antes de florescer.

     Escutem o que temos dito em todos esses séculos, quando os que negociam tornam o dinheiro mais importante que a saúde e o bem-estar. O que nós dizemos é ALEGRIA. Alegria para que os nossos tesouros possam ser guardados não no cofre, mas no coração.

     Escutem o que temos dito em todos esses séculos, quando os que caem treme de febre sob cobertores, vítimas de sua própria imprudência e rebeldia. O que nós dizemos é CUIDADO. Cuidado para que a vida não seja um jogo ganho ou perdido em um golpe, para que a decisão e a coragem não sejam apenas disfarces para a falta de juízo.

     Escutem o que temos dito em todos esses séculos, quando avarentos recusam a moeda ao mendigo e o pão à criança nas ruas. Corações endurecidos, o que nós dizemos é BONDADE. Porque de bondade é feita a verdadeira justiça, e na balança dessa justiça, uma lágrima pesa mais que o pão e a moeda.

     Escutem o que temos dito em todos esses séculos, quando os dominadores fazem da política um clube para onde vão, usando máscara, deixando em casa a família e os segredos. O que nós dizemos é SINCERIDADE. Porque política deve ser a continuação da casa, verdade compartilhada, comunidade de idéias que não precisam ser concordantes, basta que sejam honestas.

     Escutem o que temos dito por todos esses séculos, quando os que se julgam fortes carregam como troféu a idéia da superioridade: do homem  sobre a mulher, do branco sobre o negro e o índio, do adulto sobre a criança. O que nós dizemos é IGUALDADE. Porque não existe superioridade a ser exercida, mas diferença a ser respeitada. E porque o troféu da opressão é feito de barro e banhado no sangue dos inocentes.

     Escutem o que temos dito em todos esses séculos, quando os que se julgam sábios se orgulham de dominar a Terra com a ciência e a arte de queimar as árvores, matar os animais, sujar os rios, poluir o ar. O que nós dizemos é HARMONIA. Porque todo domínio gera revolta e todos os destruidores terminam por atingir a si próprios. E porque o verdadeiro progresso consiste em navegar a favor do vento, das águas e da vida e nunca contrários à natureza.

     Escutem o que temos dito em todos os séculos, quando fomos espancadas, humilhadas e ofendidas em nossas próprias casas, apedrejadas nas ruas, queimadas nas fogueiras, vendidas nos mercados, escravizadas nos campos, exploradas nas cidades. O que dizemos é RESPEITO. Porque, tanto quanto os homens, nós construímos o mundo com nosso trabalho e o colocamos em movimento com nossas idéias. Temos os mesmos direitos sobre os frutos que foram regados com nosso suor e nosso sangue.

     Escutem o que temos dito em todos esses séculos, quando os escolhidos sorriem de prazer, fartos, saciados, banhados e vestidos, acariciados e massageados, aquecidos e alimentados. O que dizemos é AMOR. Porque amor é o que podemos dar e queremos receber. Porque fora do amor não há salvação e se essa fonte um dia secar, morreremos todos de sede.

     Escutem o que dizemos. Porque é verdade. Porque o rumo que a ação humana tomou sobre a Terra está errado e precisa ser corrigido. Porque a vida precisa ser inteiramente modificada. Porque o sentido de viver precisa ser encontrado. E porque qualquer mudança só acontece quando se ouve a voz que vem do coração.A nossa voz que, todo esse tempo, tem procurado fazer ouvir sua poesia.

     Eu gostaria de ter a poesia de todos os poetas, mas como não tenho, fiz um modesto poema para traduzir, em versos, o amor que nós queremos. A primeira parte dele é um lamento, mas a segunda parte é uma afirmação do sentimento muito maior que a Humanidade pode ter. Vamos tentar falar de Marias, de Amélias e de Madalenas:

No sofrimento somos Maria,
Mãe de um Deus assassinado.
Marias sem alegria.
Dor sem futuro ou passado.
Na renúncia somos Amélia, de uma triste verdade.
Amélias sem sonho, desejo ou vontade.
No preconceito, Madalena,
nas praças apedrejada.
Madalenas : ao pecado
e  à culpa predestinadas.
Só no amor temos os nomes
e  as formas de nossa estima;
velha mãe, jovem formosa
e, eternamente, menina.