terça-feira, 2 de agosto de 2011

Missa reuniu 500 pessoas na igreja do CSI

Comunidade Inaciana celebra o Dia de Santo Inácio

Com missa presidida pelo Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, Carlos Palacio, e concelebrada por sacerdotes da congregação, entre eles o Reitor do Colégio Santo Inácio, Luiz Antonio Monnerat, cerca de 500 pessoas participaram das homenagens a Santo Inácio de Loyola, no domingo, 31 de julho. Mais que celebrar a memória do fundador da Companhia de Jesus, o Provincial destacou, na homilia, a riqueza da espiritualidade inaciana e a figura de Inácio, cuja santidade “fala aos nossos dias”.

“Devemos mostrar no dia a dia a atualidade e modernidade do caminho espiritual de Inácio, um homem ativo, trabalhador, tenaz, mobilizador e buscador infatigável de Deus”, disse o Provincial, lembrando que a proposta de Santo Inácio é de que cada um se reconheça espiritualmente através de Jesus. A festa para Santo Inácio, que contou também com uma confraternização dos fieis no pilotis do Ensino Fundamental 1 do CSI, reuniu membros da Rede Inaciana - Associação de Vida Mariana (ACVM), Associação de Antigos Alunos dos Padres Jesuítas (ASIA), Centro Loyola de Fé e Cultura, Centro Anchieta de Pastoral da PUC-RJ, Pastoral do Colégio Santo Inácio, Comunidades de Vida Cristã, Congregações Marianas, Encontro de Pais com Cristo do CSI, Igreja do Colégio Santo Inácio, Jornada de Acolhida do CSI e Jornada Inaciana de Pais do CSI.

Íñigo (Inácio) López nasceu na localidade de Loyola, próximo a San Sebastian, na Espanha, em 1491. De família rica, decidiu dedicar-se à espiritualidade aos 26 anos, quando abandonou a carreira militar, voltando a estudar para melhor abraçar a vocação descoberta de evangelizador. Em 1540, a Companhia de Jesus, que Inácio criara com alguns companheiros, anos antes, foi reconhecida pelo Papa Paulo III. Os jesuítas se espalharam pelo mundo, tendo importante papel na conversão e proteção de indígenas durante a época colonial no Brasil. Santo Inácio morreu em Roma, em 31 de julho de 1556, aos 65 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário