segunda-feira, 1 de agosto de 2011

10ª Assembléia da Província


    Participamos da 10ª Assembléia da Província BRC realizada em Itaici, de 27 a 30 de julho. Estavam presentes jesuítas, que deram início à Assembléia no dia 27 e os leigos colaboradores, que chegaram ao entardecer do  dia 28, no momento da Celebração da Eucaristia.
    Apesar do pouco tempo, foi uma alegria rever padres e amigos, não só da CVX, como de diversas obras da Companhia ali representadas.
    Primeiramente, ouvimos os resultados positivos e os desafios que surgiram durante os Encontros da Província realizados nas quatro regiões.
    Divididos por áreas apostólicas, pudemos ouvir e partilhar como está a adesão ao Plano Apostólico em cada um de nós, como vamos sentindo essa adesão e, mais uma vez, repensar como podemos avançar e vencer os novos desafios que vão surgindo.
    Sob o prisma de lançar um olhar de esperança para o futuro, Padre Palácio  nos transmitiu o ponto principal da Assembléia: o processo de criação da Província do Brasil. Foram apresentados os passos dados até agora, dando a oportunidade de refletir e questionar em que consiste esta novidade, o que nos anima, o que nos impulsiona, nossas resistências, o que não está claro e qual seria nossa maneira de proceder neste momento de mudança.
    Finalizando a Assembléia, Padre Smyda, dentre muitos pontos importantes, pediu-nos uma disponibilidade maior para resgatar a visão do corpo apostólico que somos, jesuítas e leigos colaboradores, buscando e clarificando o sentido da missão, uma vez que o bom todos fazemos, mas temos que fazer o mais e o melhor.
    Conscientes de que devemos superar o individualismo, não permitindo que ele afete a vida do nosso corpo apostólico voltamos às nossas casas com o desejo de que a nossa missão traduza o que somos e o que queremos, aumentando assim a nossa pertença afetiva à Companhia e à qualidade do nosso desempenho no "em tudo amar e servir".

Anna Maria Penalber -  Teresa Andrade  -  Heloisa Charbel
CVX Regional Rio    -    RAI Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário